No seguimento
do excelente apontamento de ontem do Duarte Cancella de Abreu, dou mais algumas
opiniões e informações sobre este caso que interessa a muitos adeptos do
automobilismo, já que, sem dúvida, este Campeonato do Mundo de Turismos é das
competições com maior interesse desportivo, comercial e televisivo.
O atual promotor do WTCC é a EUROSPORT EVENTS, depois de
ter assumido a KSO ou, pelo menos, este evento cujos direitos da FIA pertenciam
à empresa de Marcello Loti.
A primeira
vez que o WTCC veio a Portugal foi em 2007, ao Circuito da Boavista, graças à
visão de Rui Rio e ao trabalho da nossa equipa da Talento. O evento foi um sucesso
desportivo, e de retorno e impacto económico na região, com mais de € 51,8
Milhões – creio que um recorde para eventos desportivos em Portugal, pelo menos
desde a Fórmula 1 e/ou o Moto GP. Este sucesso adveio muito do ambiente do
Circuito da Boavista que proporciona – como a maioria, mas não todos, os
circuitos urbanos – uma maior espetacularidade e uma maior aproximação ao
público de todas as classes sociais e de todas as aptidões para ser motivado.No ano seguinte, o espetáculo não foi muito pior no Estoril, até porque a v itória de Tiago Monteiro a isso ajudou. Só que lhe faltou o carisma da Boavista. E, o impacto económico na região foi menor. Isto, além do resultado económico do evento, que foi um desastre, como tende a ser a maioria dos eventos automobilísticos no centro-sul, à exceção dos que são diretamente apoiados por marcas (caso únicos dos eventos das Fórmulas Opel e Renault, que tiveram atrás deles as máquinas promocionais das marcas e dos respetivos concessionários) ou dos eventos de moto em que 2/3 (ou mais) dos espetadores são espanhóis.
Em 2009 e anos ímpares seguintes o WTCC voltou ao Porto com quase o mesmo sucesso da sua estreia portuguesa, e nos anos pares esteve no AIA onde as bancadas coma sua inacreditável e inútil capacidade para 85.000 pessoas estiveram relativamente vazias (“é sempre melhor dar uma festa numa sala pequena a transbordar de convidados, do que num grande salão com o mesmo número de pessoas, mas que parece vazio”, foi o que sempre me ensinaram).
A vinda do WTCC a Portugal foi sempre suportada, em grande parte, pelo patrocínio do Turismo de Portugal, embora na Boavista 2007 – e apenas aí – outros patrocinadores de vulto tenham apoiado o evento. Mas, depois, com a aproximação da crise e já nesta, foi – e muito bem – apenas a entidade nacional de turismo a suportar os custos (também menores pois a Eurosport Events, “caiu na real”), baseada no enorme retorno da o canal Eurosport e seus parceiros televisivos proporcionam em todo o mundo.
2014: o mercado fala mais alto e o WTCC não virá a Portugal
Em julho, Anne da Câmara, atual Administradora do Circuito do Estoril, e – consta – também Paulo Pinheiro, do AIA, reuniram-se no Porto com os responsáveis da Eurosport Events para sondarem a possibilidade do WTCC voltar a Portugal em 2008. Anne da Câmara ouviu de Maurízio Bartolomei uma firme negativa, de que no próximo ano iriam trocar a prova portuguesa por uma em França. O que faz todo o sentido por duas razões:
- A Citroën passa a competir no WTCC em 2014, com uma equipa de luxode dois Campeões Mundiais..
- Num ano par a Boavista não se realiza (por opção de Rui Rio; restará ver o que Rui Moreira decide quanto a essa notória marca do Porto e da Região Norte). Apesar deste vento ser, essencialmente um espetáculo para comercialização televisiva, as outras opções – Braga (que já hospedou um ETC, mas com resultados negativos), Estoril e AIA – jamais podem ter os resultados do Circuito da Boavista. Só, eventualmente, Vila Real poderia ser uma alternativa viável ao Porto, se tivesse (que não tem) as infraestruturas hoteleiras e pudesse atrair os mesmos apoios do TdP.
Por tudo isso, em 2008, o WTCC, como o simpático Maurizio abertamente falou para a Anne da Câmara, apesar de terem concordado sobre os vários aspectos de marketing do evento, não teremos WTCC em 2008.
Do mesmo modo, os brasileiros também não terão este campeonato, sobretudo, creio, revido à realização do Mundial de Futebol, que pode ser um “pau de dois bicos” para outros eventos de porte médio ou grande.
Esboço
do calendário WTCC para 2014
April
6 Marrakech, MoroccoApril 20 Paul Ricard, France
May 4 Budapest, Hungary
May 11 Slovakiaring, Slovakia
May 25 Salzburg, Austria
June 8 Moscow Raceway, Russia
June 22 Spa-Francorchamps, Belgium
August 3 Termas de Rio Hondo, Argentina
September 14 Sonoma Raceway, USA
October 12 Shanghai, China
October 26 Suzuka, Japan
November 16 Macau, China.
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