O dilema do Circuito da Boavista 2015...
Por Duarte Cancella de Abreu
1. Quanto ao WTCC, um ano de falta vai ser fatal quando o Presidente da Câmara Municipal do Porto (Rio ou Moreira?) diz ao promotor do WTTC, (Fia e Eurosport) que não conseguirá comportar economicamente o evento em anos consecutivo.
2. Como resposta, o promotor do WTTC disse que não tinha possibilidade de avaliar a hipótese de voltar a Portugal, pelo motivo de haver interesses de outros países.
3. Diz o António Lima, Presidente do Motor Clube do Estoril, quando pedi a sua ajuda para saber as razões do WTCC não vir a Portugal em 2014 e (comungo da mesma posição) que infelizmente ainda não temos a cultura de ver as provas internacionais como um investimento que pode ter um bom retorno, mas apenas como um custo e isso dificulta e muito que haja mais provas internacionais (digo eu, do WTCC) no nosso país.
4. A Justificação de não conseguirem montar uma estrutura base, vem provar o que eu já temia, que apesar da tradição pelo desporto automóvel estar no Norte, mas não em suficiente quantidade na Cidade do Porto.
5. Pelo que os grandes aficionados nortenhos que se vêm em Fafe no Rallye de Portugal, são oriundos de todo o país, mas não estão na disposição nem capacidade financeira, para pagar os preços dos ingressos, considerados altos, para além do espetáculo ser muito diferente, no Circuito da Boavista, onde as bancadas estiveram muito pouco ocupadas 80% do fim de semana, como ficou mais provada pelo visionamento das imagens televisivas, mais fidedignas que os números fornecidos pelos organizadores.
6. O Rallye de Portugal organizado pelo Sr. Alfredo César Torres e com grande responsabilidades também do Sr. António Matos Chaves, sempre teve uma estrutura a funcionar fora do ACP, composta por pessoas com muita experiência e a capacidade de Liderança da Srª D, Teresa Torres. A CM do Porto não quis a sua prova organizada com colaboradores ou mesmo de promotores de Lisboa e entregou o último circuito da Boavista, a uma empresa Municipal que, ou não soube fazer um orçamento com rigor, ou derrapou nas expectativas financeiras, e por isso sabem pelo que lhes foi dito na tal reunião que o António Lima referiu que as hipóteses do WTCC visitar novamente a Boavista serão escassas.
7. Além de todos os factos já referidos à a acrescentar que o Presidente do ACP que segundo parece, está muito bem relacionado com o Presidente da FIA e de Relações complicadas com o Presidente eleito da Câmara Municipal do Porto, coisa que não facilita.
8. O Presidente do ACP já fez saber que o Rallye de Portugal vai para o Norte, já em 2014, o que vai gerar muito mais receitas para todos os negócios por onde vai passar a prova. Hotelaria, Turismo, portagens, estações de serviço e muito mais... Para concluir que o Presidente da CMP (provavelmente ainda o anterior), não conseguiu tornar rentável o investimento que fizeram no último circuito da Boavista e como tal, o risco de não se realizar o Circuito com o WTCC em 2015 é enorme, mas não só na pista da Boavista, como em nenhuma outra em Portugal. Por haver esta conjugação de factos que recolhi, me dei ao trabalho de as compilar com o objetivo de que algumas pessoas não venham atribuir uma realidade, com a habitual alimentação da estúpida guerra virtual Porto Lisboa. DUARTE CANCELLA DE ABREU,
Amanhã adicionarei mais informação a esta excelente peça do Duarte, com mais informações sobre este problema da continuação do WTCC em Portugal.
3. Diz o António Lima, Presidente do Motor Clube do Estoril, quando pedi a sua ajuda para saber as razões do WTCC não vir a Portugal em 2014 e (comungo da mesma posição) que infelizmente ainda não temos a cultura de ver as provas internacionais como um investimento que pode ter um bom retorno, mas apenas como um custo e isso dificulta e muito que haja mais provas internacionais (digo eu, do WTCC) no nosso país.
4. A Justificação de não conseguirem montar uma estrutura base, vem provar o que eu já temia, que apesar da tradição pelo desporto automóvel estar no Norte, mas não em suficiente quantidade na Cidade do Porto.
5. Pelo que os grandes aficionados nortenhos que se vêm em Fafe no Rallye de Portugal, são oriundos de todo o país, mas não estão na disposição nem capacidade financeira, para pagar os preços dos ingressos, considerados altos, para além do espetáculo ser muito diferente, no Circuito da Boavista, onde as bancadas estiveram muito pouco ocupadas 80% do fim de semana, como ficou mais provada pelo visionamento das imagens televisivas, mais fidedignas que os números fornecidos pelos organizadores.
6. O Rallye de Portugal organizado pelo Sr. Alfredo César Torres e com grande responsabilidades também do Sr. António Matos Chaves, sempre teve uma estrutura a funcionar fora do ACP, composta por pessoas com muita experiência e a capacidade de Liderança da Srª D, Teresa Torres. A CM do Porto não quis a sua prova organizada com colaboradores ou mesmo de promotores de Lisboa e entregou o último circuito da Boavista, a uma empresa Municipal que, ou não soube fazer um orçamento com rigor, ou derrapou nas expectativas financeiras, e por isso sabem pelo que lhes foi dito na tal reunião que o António Lima referiu que as hipóteses do WTCC visitar novamente a Boavista serão escassas.
7. Além de todos os factos já referidos à a acrescentar que o Presidente do ACP que segundo parece, está muito bem relacionado com o Presidente da FIA e de Relações complicadas com o Presidente eleito da Câmara Municipal do Porto, coisa que não facilita.
8. O Presidente do ACP já fez saber que o Rallye de Portugal vai para o Norte, já em 2014, o que vai gerar muito mais receitas para todos os negócios por onde vai passar a prova. Hotelaria, Turismo, portagens, estações de serviço e muito mais... Para concluir que o Presidente da CMP (provavelmente ainda o anterior), não conseguiu tornar rentável o investimento que fizeram no último circuito da Boavista e como tal, o risco de não se realizar o Circuito com o WTCC em 2015 é enorme, mas não só na pista da Boavista, como em nenhuma outra em Portugal. Por haver esta conjugação de factos que recolhi, me dei ao trabalho de as compilar com o objetivo de que algumas pessoas não venham atribuir uma realidade, com a habitual alimentação da estúpida guerra virtual Porto Lisboa. DUARTE CANCELLA DE ABREU,
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