GRANDE APRENDIZAGEM E EVOLUÇÃO.
Junto com as minhas equipas da Talento e da FS Eventos – e, creio, todo o automobilismo português – comemoramos hoje, este fim-de-semana,10 anos de grandes eventos de automobilismo clássico e histórico de competição de pista – Historic Festivals e GP Histórico do Porto.
H
I S T O R I C F E S T I V A L S
|
|||||||||||
Concorrentes Participantes (carros)
|
|||||||||||
E s t r a
n g e i r o s
|
Portugueses
|
Total
|
|||||||||
F1
|
F Jr
|
GrC
|
InCA
|
Vár
|
Parc
|
CN
|
Vár
|
Parc
|
|||
2003
|
EHF
|
61
|
23
|
92
|
84
|
26
|
110
|
202
|
|||
2004
|
EHF
|
36
|
20
|
32
|
88
|
176
|
71
|
71
|
247
|
||
MHF
|
24
|
21
|
38
|
83
|
166
|
37
|
37
|
203
|
|||
2005
|
EHF
|
18
|
17
|
35
|
70
|
72
|
72
|
142
|
|||
2005
|
GPHP
|
58
|
36
|
96
|
190
|
85
|
49
|
134
|
324
|
||
2007
|
GPHP
|
55
|
19
|
65
|
74
|
94
|
94
|
168
|
|||
2009
|
GPHP
|
22
|
25
|
47
|
89
|
45
|
134
|
181
|
|||
AHF
|
18
|
20
|
190
|
228
|
30
|
30
|
258
|
||||
2010
|
AHF
|
22
|
20
|
233
|
275
|
275
|
|||||
2011
|
GPHP
|
13
|
23
|
68
|
36
|
43
|
20
|
63
|
99
|
||
PC *
|
2
|
2
|
12
|
12
|
14
|
||||||
AHF
|
34
|
38
|
20
|
200
|
292
|
30
|
30
|
322
|
|||
2012
|
ACF
|
16
|
122
|
138
|
8
|
17
|
25
|
163
|
|||
JHF **
|
8
|
5
|
13
|
1
|
1
|
14
|
|||||
2013
|
GPHP
|
120
|
120
|
32
|
75
|
107
|
227
|
||||
ACF
|
8
|
29
|
74
|
111
|
30
|
30
|
141
|
||||
08.11.2013
|
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EHF-Estoril
Historis Festival; GPHP-GP
Histórico do Porto;
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AHF-Algarve
Historic Festival; PC -
Portimão Classic;
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JHF - Jerez
Historic Festival; ACF - Algarve Classic Festival.
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No quadro, a negrito: Eventos promovidos por Talento/FSE.
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* Corridas apenas de apoio aos Italian Superstars.
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** Corridas de apoio ao Campeonato de Espanha de GT.
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FONTES DE INFORMAÇÃO: MCE, ACDME, Circuitos.
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Respaldo de experiência, mas com mágoas
emocionais.
Apesar de,
em 2002, já ter uma bagagem de 25 anos de organização e promoção de eventos
desportivos – desde ralis nacionais e mundiais a provas de motos (os maiores
enduros da América do Sul e corridas em Interlagos), à Maratona de São Paulo
passando pelo planeamento e organização do Rali Transamazónia, que não se
chegou a realizar por surpreendentes e incalculáveis erros de planeamento e de
marketing da TV Globo – não esperava voltar a promover outras provas de
automobilismo desportivo. No entanto, depois de me ter apaixonado, em 1998 e 1999, pelos COYS Festivals em Silverstone comecei a ligar-me ao mundo dos clássicos com a revista “Automóveis CLÀSSICOS”, lançada em novembro de 2002, 14 anos depois do sucesso de uma publicação para a classe transportadora – “Estrada Fora”.
Propusemos, em primeiro lugar, uma exposição fotográfica sobre os grandes momentos e feitos do clube nesses 100 anos que esteve patente na sua sede em Lisboa e na Delegação do Porto, além da Sociedade de Geografia na Grande Gala do Centenário.
Graças ao fabuloso acervo fotográfico do ACP, bem gerido pela D. Maria Luiza Valssassina, e a algumas fotos de grandes fotógrafos internacionais, como o meu também saudoso amigo Bernard Cahier, esta exposição foi o pontapé de saída para as comemorações do Centenário. A pesquisa e escolha das fotos empolgou-me de forma inesquecível muito graças ao trabalho de conceção gráfica de grande diretor criativo Arnaldo Escolano.
Um evento histórico comemorativo
No entanto,
comemorar o passado do ACP – com enorme relevo no sucesso e importância na
evolução do parque automóvel em Portugal – não poderia ter qualquer sentido sem
se enaltece o seu papel primordial na implantação e na evolução do desporto
automóvel, do qual foi a entidade federativa durante muitos anos. Por isso pensamos num evento internacional de automóvel. Que só teria sentido, claro, de fosse um grande Historic Festival que mostrasse importantes carros de décadas passadas.
A Direção do ACP da época, Presidida na época por Alberto Romano e António Matos Chaves, e a comissão do Centenário, aprovaram o nosso projeto e proposta, embora, Alberto Romano não acreditasse que pudéssemos realizar o evento com a grandeza que propúnhamos, ainda por cima sem qualquer custo de realização o clube. Mas, Matos Chaves sabia da nossa capacidade e avalisou o projeto.
Assim nasceu o ESTORIL HISTORIC FESTIVAL, com o apoio da Junta de Turismo da Costa do Estoril, presidida por Duarte Guedes, já que o ROI-Return on Investment que propúnhamos – e cumprimos – era um excelente negócio para o turismo.
Contatos, relacionamento e credibilidade internacionais
Para o sucesso deste I Estoril Historic Festival foram cruciais o relacionamento e a credibilidade de que gozávamos a nível internacional e o projeto de marketing elaborado para o evento. Além, claro, da atração para os pilotos/donos de carros clássicos e históricos correrem num circuito como o do Estoril, que já tinha sediado 13 Grandes Prémios do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 desde 1984, todos eles pelo ACP. Além disso, na época, a Costa do Estoril ainda não tinha sido destronada pelo Algarve como o destino de eleição pelos governos socialistas portugueses.
Por isso conseguimos atrair a melhor elite de carros e pilotos das competições históricas mundiais e nacionais.
O programa teve:: corridas de sete categorias; o “revival” do Slalom do Rallye de Portugal, com a participação de Markku Alén e de Anders Kullang; quatro desfiles de marcas, como Renault, Mercedes, Ferrari, e clubes clássicos parceiros; duas exposição de mais de 200 clássicos da Renault e da Mercedes, e de clubes e colecionadores com preciosidades desde a década de 1910 a 1980; uma Feira de Automobília; e a atração no VIP Village e no Paddock de celebridades do automobilismo mundial, como Mrs Bette Hill (mulher de Graham Hill), Tony Brooks, David Piper, Richard Attwood, Mário “Nicha” Araújo Cabral, Jean Ragnotti, Jean-Pierre Jaussaud e Alain Serpaggi.
As bancadas principais do circuito (sobretudo durante o Slalom Michelin do Rallye de Portugal) e os hotéis do Estoril e de Cascais encheram. A media internacional cobriu bem o evento. Tudo somado, o retorno e o impacto económico na região foi 30 vezes superior ao investimento de apoio.
Mais do que tudo isso, esta grande festa do automobilismo clássico lançou a semente em Portugal.
Madrid Historic Festival – o primeiro em
Espanha
De 16 a 18
de abril de 2004 promovemos e organizámos junto com o RACE o Madrid Historic
Festival, o primeiro evento histórico de pista em Espanha, com a estreia dos
Fórmula 1 históricos e as motos clássicas da InCA.Foram sete corridas de cinco categorias de automóveis (Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1, Troféu FIA de Fórmula Júnior, Datsun 1200, duas de Turismos e GTs) e uma de motos clássicas; além de dois desfiles.
Apesar da
colaboração inicial de Manoel Vidal, diretor do Circuito de Jarama, do RACE,
esta primeira experiência em Espanha mostrou-nos quanto, nove anos mais tarde
José Mourinho está certo quanto à forma como os nossos vizinhos espanhóis nos
olham. Talvez sejam ainda resquícios de Aljubarrota …
Infelizmente
com pouca divulgação – Manoel Vidal recusou-se a fazer qualquer tipo de
promoção nos media madrilenos – a adesão dos espetadores foi diminuta. Talvez a
Es+panha e Madrid não estivessem ainda preparadas para receber um Historic
Festival e Madrid não tenha sido a escolha certa para dar esse primeiro passo.
O programa
incluiu 13 corridas de sete categorias de carros (Fórmula 1 Históricos; Troféu
Lurani de Fórmula Júnior; Campeonatos da Europa FIA de TC e de GTC; Gentleman
Drivers; Touring, GT & Sports Classics; e Datsun 1200) e uma de Motos (FIM
World Classic Series – InCA, em estreia em Portugal); dois desfiles de carros
clássicos e uma Feira de Automobília..
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