Ee blog terá, pelo menos duas vezes por semana, as minhas opiniões e comentários sobre desporto – sobretudo automobilismo – e sobre a vida nacional (portuguesa e brasileira) e internacional, com a experiência de 52 anos de jornalismo, 36 anos de promotor e 10 de piloto. Além de textos de convidados, e comentários de leitores.

sábado, 30 de novembro de 2013

SELEÇÃO DE FOTOS DO ESTORIL HISTORIC FESTIVAL 2005 E DOS GP HISTÓRICOS DO PORTO DE 2005 E 2007:

O dia de hoje está a terminar e não consegui cumprir a promessa de hoje ter toda a Parte II desta história pronta pois só agora (23.45h) consegui terminar uma mais completa seleção de fotos - mais de 150, em vez das 50 previstas). Por isso, vou adiar para 2ª feira um trabalho mais cuidado e completo pois os meus leitores merecem isso, até para ficaram com uma coleção fotográfica talvez ainda mais completa da que publiquei na época, nos livros oficiais. É que um livro tem limitações de custo que a net não tem...

Circuito do Estoril
Hoje estive no Autódromo do Estoril, e, mais uma vez, estiveram pouco mais de 30 pessoas na bancada A, mais de 80 carros em pista, e umas 300 pessoas no paddock...
Não podemos criticar muito pois estas provas são feitas para os "palhaços" - os pilotos - e o evento é deles.
De qualquer forma viu-se o cuidado que o Tiago Raposo Magalhães e a Fórmula G, da Madalena e do(s) Fernando(s) Gaspar (com 8 FF em pista) têm para complementar o espetáculo na pista com atividades no paddock, entre as quais não faltaram os gelados Santini - os melhores do mundo - e o arroz de enchidos de Artur Lemos "e Co." (hoje com Michel Grasset a ajudar e moer os alhos), certamente também o melhor do mundo, pelo menos do automobilístico.
O Tiago conseguiu de novo atrair um grupo de britânicos para compor uma grelha muito interessante de Super Seven by KIA que amanhã farão uma prova de resistência.

Classic Super Stock amanhã
Pena que a ANPAC no horário que divulgou há 12 dias se tenha esquecido que amanhã - domingo - há uma prova dos Classic Super Stock ... E, esta é uma das categorias em que mais acredito para o futuro dos clássicos em Portugal. À medida dos nossos pilotos e do nosso pobre mercado automóvel de competição.
Claro, desculpem-me, à exceção do "mundo da fantasia" do Campeonato de GTs com os seus impressionantes mas irreais Mercedes AMG, Lamborghini, Ferrari e Aston Martin...

A estória do 240Z de Fernando Soares - ex-Entreposto pilotado pelo Giovanni Salvi
À saída do paddock ainda me deparei com o Fernando Soares, todo orgulhoso - e com razão - do seu segundo Datsun 240Z. O pilotado pelo Giovanni Salvi que, na época insisti para que fosse o piloto escolhido.
Este Z foi comprado por António Dias da Cunha à equipa Oficial da Datsun, em Mónaco, onde havia sido pilotado por Rauno Aaltonen no Rallye de Monte Carlo desse ano de 1972, se a memória não me falha. Entregue aos cuidados mecânicos da oficina do Entreposto comandada por José Mégre foi integrado na equipa de ralis que era comandada por Manuel Gião (pai) e também por mim, embora o Manuel tivesse mais senioridade que eu...
Lá consegui que o Giovanni fosse escolhido para 2º piloto da equipa liderada pelo meu amigo de infância António Carlos de Oliveira, pois achava o Salvi suficientemente rápido para ser uma mais-valia para a equipa Entreposto-Kendall.
No entanto, nas primeiras provas o Salvi não conseguiu andar depressa com este 240Z - o segundo da equipa - e todos me gozavam por ter insistido nesta escolha de piloto.
Só mais tarde, ao desmontar o diferencial do carro, o Zé Mégre descobriu o mistério da lentidão do Giovanni - o autoblocante que o Aaltonen usava tinha uma percentagem de blocagem muito superior à normal (se bem me lembro o Zé me ter falado, algo em torno de 80%), o que seria impensável de controlar por qualquer piloto que não fosse um "finlandês voador".
Trocado o autoblocante por um "mais normal", o Giovanni passou a andar tanto quanto o António Carlos (ou mais, por vezes, sobretudo em especiais mais longas), como eu sempre esperei.
Estava descoberto o mistério deste 240Z. Só poderia ser coisa de finlandês...

Bom resto de fim de semana ... de preferência no Circuito do Estoril.

Sem comentários:

Enviar um comentário