Ee blog terá, pelo menos duas vezes por semana, as minhas opiniões e comentários sobre desporto – sobretudo automobilismo – e sobre a vida nacional (portuguesa e brasileira) e internacional, com a experiência de 52 anos de jornalismo, 36 anos de promotor e 10 de piloto. Além de textos de convidados, e comentários de leitores.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

EUSÉBIO – HOMENAGEM INOLVIDÁVEL NA LUZ E POR TODA LISBOA (e MUNDO)
Foi emocionante ver o sentimento de tantos portugueses, independentemente da cor clubística, prestarem a sua última homenagem à "Pérola Negra" como um dia do outono de 1960 um amigo brasileiro de Bela Guttmann lhe contou existir em Lourenço Marques. A ida do carro com o corpo de Eusébio ao edifício da Câmara de Lisboa para uma cerimónia que não teve nada de ... nada, nem mesmo a bandeira de Portugal "porque o mastro se partiu". Terá sido apenas para Luis Felipe Vieira ser fotografado a abraçar António Costa?... 

Só valeu - ksso sim - pelo percurso ao longo do qual os lisboetas puderam aplaudir o seu ídolo num espetáculo comovente e que me encheu de lágrimas e de inveja de não estar ali. Mas, o cortejo fúnebre teria ficado mais solene e de acordo com o prestígio de Eusébio se tivesse sido escoltado, por exemplo, pela cavalaria da GNR que normalmente acompanha os eventos mais formais de figuras de Estado.

Eusébio para o panteão
E, convenhamos, hoje, Eusébio é a figura de Estado que o povo português mais chorou e venerou. A merecer um lugar ao lado de Amália Rodrigues no Panteão Nacional, mesmo que isso custe, como a Sra Presidente da Assembleia Nacional afirmou - com muito mau gosto - que irá custar demasiado...
Será que é muito caro dar a Eusébio o lugar que ele merece?
Se for preciso, estou certo que o povo pagará!!! Pelo menos estará a pagar por algo que sabe para que é e que é merecido...

A Guerra parava ...
Não se esqueçam que durante muitos anos - de 1961 a abril de 1974 - Portugal era conhecido no estrangeiro por pouco mais do que os aspetos negativos da ditadura e da guerra colonial e, pelo lado positivo, por Eusébio, mais até do que pelo Benfica. Isso merece um lugar no Panteão. Mesmo que custe "muito dinheiro". Haja bom senso e sentido de Estado, de retribuição para quem tanto representou e representa para o povo português e moçambicano ... e tantas alegrias lhes deu.

Ainda me lembro de, em 1966, estar no exército, em Moçambique, e - como membros de ambos os lados da guerra colonial ainda hoje recordam - a guerra parar, literalmente parar, bem à moda da "guerra"de Raul Solnado, para ouvir no rádio as transmissões dos jogos dos "Magriços" no Campeonato do Mundo de Futebol, em Inglaterra. Para ouvirem as jogadas e os golos de ... Eusébio.

1 comentário:

  1. Sem dúvida que a nossa presidente da assembleia da república esteve no mínimo infeliz (para não utilizar outras palavras...) ao falar de custos numa cerimónia daquelas.
    Apetece perguntar, quanto custa suportar toda a incompetência política dos nossos governantes que nos levou a este ponto em que estamos, ou será que um corte de 10 % nas remunerações dos vencimentos/ reformas destas altas individualidades do estado durante 10 anos não chegaria para cobrir esses ditos custos?
    A Sra. Presidente da assembleia da república devia ser mais cuidadosa nas afirmações que vem fazendo...

    ResponderEliminar